Conecte-se conosco

Geral

ANVISA MANDA SUSPENDER VACINAÇÃO DA ASTRAZENECA EM GESTANTES

Publicado

em


ANVISA MANDA SUSPENDER VACINAÇÃO DA ASTRAZENECA EM GESTANTES – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mandou suspender em todo o território nacional a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes. Em alguns estados do Brasil, o plano de vacinação deu início à imunização de gestantes com comorbidades com o imunizante produzido pela Fiocruz. Com isso, apenas a vacina da Pfizer poderá ser aplicada neste grupo em específico.

O comunicado emitido nesta terça-feira pela Anvisa pede que os estados e municípios sigam a bula da vacina da AstraZeneca e que a suspensão da aplicação do imunizante é resultado de um monitoramento realizado pela agência em todo o país. Apesar disso, a própra Anivsa, não confirma a existência de casos adversos em mulheres grávidas no país.

ANVISA MANDA SUSPENDER VACINAÇÃO DA ASTRAZENECA EM GESTANTES

ANVISA MANDA SUSPENDER VACINAÇÃO DA ASTRAZENECA EM GESTANTES

Ainda no mesmo comunicado, a Anvisa informa que a aplicação do imunizante da AstraZeneca contra a covid-19 em determinadas situações que fogem a orientação da bula deve ser feita apenas por um médico responsável e apenas após uma análise profunda sobre seus riscos e benefícios.

Já a AstraZeneca também em um comunicado, informou que as gestantes ou mulheres que estejam amamentando não participaram de estudos clínicos do imunizante.

Na Europa

Na mês de abril, o governo da Dinamarca anunciou que decidiu deixar de aplicar em sua população a vacina da AstraZeneca desenvolvida em parceria com a com a Universidade de Oxford. Com o encerramento do uso desse imunizante, o país foi o primeiro da Europa que deixou de aplicar a vacina.

Através de um comunicado, autoridades do ministério da Saúde dinamarquês informaram que a decisão foi tomada como forma de precaução graças aos “raros mas graves” efeitos colaterais que o imunizante causou em parte da população.

Antes da decisão de interromper a aplicação do imunizante, o governo da Dinamarca havia comprado 2,4 milhões de doses da vacina AstraZeneca.


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês