Conecte-se conosco

Geral

URGENTE – FBI está investigando LULA e PT – Casa caiu

Publicado

em


De acordo com uma matéria da coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, desde 2010, investigações realizadas pelo Departamento de Justiça e FBI dos Estados Unidos descobriram evidências de um esquema de venda de informações privilegiadas por funcionários graduados da Petrobras para uma empresa americana, além do pagamento de propinas para obtenção de contratos de petróleo e gás na empresa estatal brasileira durante os governos do PT. As informações sobre combustíveis foram compradas pelas tradings americanas, conforme relatado pelo Departamento de Justiça. Os responsáveis pelo esquema, tanto nos EUA quanto no Brasil, foram identificados, incluindo o americano Glenn Oztemel, de Connecticut, e o ítalo-brasileiro Eduardo Innecco. De acordo com documentos judiciais, as propinas eram disfarçadas como “comissão” ou “consultoria” e pagas a funcionários da Petrobras.

 

 

O que diz o documento americano:

Trader Sênior de Petróleo e Gás e Intermediário Baseado no Brasil são Acusados de Esquema de Suborno e Lavagem de Dinheiro Uma acusação foi divulgada hoje no Distrito de Connecticut acusando um homem de Connecticut e um estrangeiro de conspiração, múltiplas violações da Lei de Práticas Corruptas no Exterior (FCPA), e lavagem de dinheiro em conexão com um suposto esquema de pagamento de subornos a autoridades brasileiras para ganhar contratos com a empresa estatal de energia controlada pelo estado brasileiro, a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras (Petrobras).

De acordo com documentos judiciais, Glenn Oztemel, 64, de Westport, trabalhou como trader sênior de petróleo e gás em duas empresas de negociação sediadas em Connecticut (Trading Company #1 e Trading Company #2). Eduardo Innecco, 73, cidadão brasileiro e italiano, trabalhou como corretor e agente de petróleo e gás para a Trading Company #1 e Trading Company #2 no Brasil. Entre aproximadamente meados de 2010 e continuando até 2018, Oztemel, Innecco e outros teriam pagado subornos a autoridades da Petrobras para obter e manter negócios com a Petrobras, incluindo fornecendo a Oztemel, Innecco e outros informações confidenciais sobre o negócio de óleo combustível da Petrobras. Como alegado, Oztemel e seus co-conspiradores causaram que Trading Company #1 e Trading Company #2 fizessem pagamentos corruptos – disfarçados como taxas de consultoria e comissões – a Innecco, sabendo que Innecco pagaria uma parte desses fundos a autoridades brasileiras como subornos. Para esconder o esquema, Oztemel, Innecco e seus co-conspiradores teriam usado linguagem codificada para se referir aos subornos e se comunicaram usando contas de e-mail pessoais, nomes fictícios e aplicativos de mensagens criptografadas.

Oztemel e Innecco são acusados cada um de conspiração para violar a FCPA, conspiração para cometer lavagem de dinheiro, três violações da FCPA e duas acusações de lavagem de dinheiro. Eles enfrentam até cinco anos de prisão para cada uma das acusações de conspiração e suborno, e até 20 anos de prisão para cada uma das acusações de conspiração de lavagem de dinheiro e lavagem de dinheiro.

O anúncio foi feito pelo Assistente do Procurador-Geral Kenneth A. Polite, Jr., da Divisão Criminal do Departamento de Justiça, a Procuradora dos Estados Unidos Vanessa R. Avery para o Distrito de Connecticut, o Diretor Assistente Luis Quesada da Divisão de Investigação Criminal do FBI e o Diretor Assistente encarregado Donald Alway do Escritório de Campo do FBI em Los Angeles.

O FBI está investigando o caso.

Os advogados de julgamento Clayton P. Solomon e os assistentes-chefes Derek J. Ettinger e Jonathan P. Robell da Seção de Fraudes da Divisão Criminal e o Procurador dos EUA assistente Michael McGarry para o Distrito de Connecticut.

FONTE: https://www.justice.gov/opa/pr/senior-oil-and-gas-trader-and-brazil-based-intermediary-charged-bribery-and-money-laundering


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês