Conecte-se conosco

Geral

ANVISA DECIDIRÁ NA SEGUNDA LIBERAÇÃO DA SPUTNIK V

Publicado

em


ANVISA DECIDIRÁ NA SEGUNDA LIBERAÇÃO DA SPUTNIK V – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que na próxima semana serão realizadas duas reuniões que avaliarão todos os processos que estão em trâmite no que dizem respeito ao combate à covid-19. Um dos encontros mais aguardados é o que discutirá os pedidos que poderão autorizar a importação da vacina russa Sputnik V por estados e municípios.

A reunião que irá tratar a possível liberação da importação da vacina Sputnik V está marcada para às 18h. Em comunicado distribuído para a imprensa, a Anvisa informa que a reunião foi marcada em virtude do prazo de 30 dias definido por lei e referendado pelo STF (Superior Tribuna Federal) para que o órgão avalie os pedidos de importação para os imunizantes que não obtém o registro no Brasil.

ANVISA DECIDIRÁ NA SEGUNDA LIBERAÇÃO DA SPUTNIK V

ANVISA DECIDIRÁ NA SEGUNDA LIBERAÇÃO DA SPUTNIK V

O ministro do STF Ricardo Lewandowski determinou na última terça-feira (13) que a Anvisa deve decidir até o último dia de abril sobre a importação da vacina Sputnik V. A decisão foi provocada graças à uma ação protocolada pelo governo do estado do Maranhão. A mesma ação informa que o governo do estado já teria negociado 4,5 milhões de doses do imunizante russo.

A decisão dos diretores da Anvisa se dará após o órgão receber uma série de dados que estão sendo coletados na Rússia. Os funcionários da Anvisa viajaram para o país na última sexta-feira (16) e retornarão ao país neste sábado (26). Eles inspecionaram a fábrica das empresas Ufavita e Generium, responsáveis pela produção da vacina do Instituto Gamaleya.

Uma das principais pendências apontadas pela Anvisa no processo de liberação da Sputnik V no Brasil seria a falta de um relatório técnico que, inclusive, serviu de embasamento para o Registro emitido pelo Ministério da Saúde russo.

Esse documento deve apresentar detalhes a respeito da qualidade, segurança e eficácia do imunizante.


Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques do Mês